A ecologia da paisagem é um ramo relativamente recente da ecologia que, pela escala a que geralmente opera e pela complexidade dos processos que geralmente aborda, agrega contribuições de um conjunto muito vasto de áreas científicas. Em Portugal, a ecologia da paisagem tem mais de 20 anos de experiência tanto nos domínios da investigação como do ensino superior. A nível de investigação, são inúmeros os investigadores e grupos portugueses que têm contribuindo para o avanço desta disciplina, particularmente no âmbito das ciências agrárias e biológicas e da arquitetura paisagista. No caso do ensino, são presentemente lecionadas em Portugal quase duas dezenas de unidades curriculares especificamente dedicadas à ecologia da paisagem, distribuídas por cursos de 1º e 2º ciclo e mestrados integrados, em 12 instituições diferentes, às quais acrescem unidades curriculares de 3º ciclo que começaram recentemente a ser lecionadas.
Apesar desta experiência significativa, a ecologia da paisagem é, em geral, uma disciplina ainda pouco conhecida no seio da comunidade científica e menos ainda junto das comunidades profissionais. É uma disciplina que tarda em contribuir para a sociedade pela aplicação do conhecimento que tem gerado ao longo das duas últimas décadas e das metodologias de análise e modelação espacial do seu domínio. Por essa razão, são ainda reduzidos os casos de aplicação prática da ecologia da paisagem em contexto profissional, particularmente em setores onde a sua implementação seria mais esperada, como são os casos da gestão florestal e da conservação da natureza. Este facto merece uma profunda reflexão por parte de investigadores, docentes e potenciais utilizadores finais de conhecimento ligado à disciplina.
Com este número da revista Ecologia@ da Sociedade Portuguesa de Ecologia, a Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem pretende contribuir para a divulgação da disciplina em Portugal e no espaço lusófono e, dessa forma, aproximar a ecologia da paisagem de outras áreas científicas. Deste processo de aproximação poderão resultar avanços significativos no conhecimento das paisagens e dos múltiplos serviços que elas podem prestar à sociedade.
João Carlos Azevedo, João Pradinho Honrado e Isabel Loupa Ramos
(Direcção da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem)
EDITORES CONVIDADOS
Foto: CIBIO/FC/UP
Versão integral em pdf
Entrevista
Destaques
Reunião ILTER 2012 e lançamento do site da Rede LTER Portugal
Falecimento da Professora Maria José Boavida
Artigos de Divulgação
O ensino da ecologia da paisagem em Portugal
Artigos Científicos
A distribuição de espécies de plantas nos habitats de duna frontal fragmentados pelo pisoteio
Ecologia da paisagem e biodiversidade: da investigação à gestão e à conservação
Casos de Estudo
O projecto MDL de recuperação de metano de actividades agro-pecuárias suinícolas Brascarbon
Teses e Projectos
Briófitas reófilas saxícolas dos cursos de montanha do Noroeste de Portugal Continental
Comunidades de briófitas em afloramentos rochosos: caracterização ecológica e conservação
Implementação de um modelo hidrológico numa sub-bacia hidrográfica do Rio Sabor
Recuperação do sistema dunar Guincho-Cresmina
BIODIV_GNP - Biodiversidade vegetal ameaçada Galiza-Norte de Portugal. Conhecer, gerir e envolver